6 curiosidades sobre a música

EFEITOS NO DESEMPENHO

Ouvir música realizando tarefas pode ter os mais variados efeitos. Pesquisadores da Alemanha comprovaram que, durante a leitura, ouvir música de fundo pode interferir na compreensão. Já na prática de atividades físicas e em situações emocionais, os impactos da música são muito positivos.

COMPORTAMENTO

Observando os efeitos no comportamento social das pessoas, pesquisadores do Reino Unido concluíram que ouvir músicas com letras positivas estimula a cooperação entre indivíduos de uma sociedade, tornando as pessoas mais propensas a ações positivas em favor de outras.

MÚSICA FAVORITA
Pesquisadores da Universidade de Keele no Reino Unido, concluíram que a escolha de nossas músicas favoritas estão diretamente ligadas a eventos e situações emocionais envolvidas. Na maioria dos casos observados, a nossa música favorita contém traços de momentos ou detalhes que marcaram nossas vidas.

CURIOSIDADES MUSICAIS PODE TE DEIXAR MAIS INTELIGENTE

Em um experimento realizado em Toronto no Canadá, 144 crianças que participaram de grupos com aulas de música exibiram aumentos de QI e melhor desempenho escolar. Novas pesquisas também mostram que o cérebro de músicos é desenvolvido de tal forma que os deixa mais suscetíveis e dispostos ao aprendizado.

A MÚSICA E A DOR

Em estudos desenvolvidos por Laura Mitchell, Raymond MacDonald e Christina Knussen, a tolerância à dor aumentou significativamente quando as pessoas ouviam suas músicas preferidas. Isso indica que a música pode ser uma grande aliada na qualidade vida de quem possui doenças ou dores crônicas.

A MÚSICA E O ROMANCE

Estudos realizados por Nicolas Guéguen concluíram que 52,3% das mulheres que participaram dos experimentos ofereçam seus telefones quando uma música romântica estava tocando. Do outro lado, quando a música tocada era neutra, a porcentagem caiu para 27,9%.

últimas notícias