Música melhora a produtividade no trabalho

A MÚSICA AUXILIA NA CONCENTRAÇÃO

São muitas as distrações no ambiente profissional: um telefone tocando, um amigo reclamando de uma máquina que parou de funcionar, conversas e ruídos. A produtividade é diretamente afetada e o rendimento pode não ser como o esperado. Mas, como resolver este problema? Com música é claro!

Um estudo realizado por Teresa Lesiuk, que trabalha com terapia musical na Universidade de Miami, fez uma abordagem de como a música afeta na produtividade e o desempenho no trabalho. Especialistas de tecnologia de informação foram estudados durante um período, e suas concluíram descobriram que aqueles que ouvem música durante o expediente concluem suas tarefas mais rapidamente, além de ter ideias melhores, já que a melodia altera o humor.

” Em situações de estresse, o trabalhador pode tomar uma decisão equivocada por ter um foco muito estreito de atenção. Com o estado de espírito positivo, porém, é capaz de pensar em mais opções.”

REGULAMENTAÇÃO

Poucas empresas possuem uma regulamentação clara sobre o tema, e as leis trabalhistas não abordam a musica no trabalho como um direito. Porém, de maneira informal, é possível negociar a prática com a gerência, explicando os motivos e de forma responsável.

últimas notícias